Dicas para aumentar as vendas na Páscoa

12/03/2019

A páscoa é celebração e confraternização, reunimos a família, os amigos, dividimos emoções e alegrias. Trocamos ovos, chocolates, lembranças e presentes.

Esse período é um bom momento para aumentar o faturamento. Nessa época do ano as pessoas estão mais propensas às compras e é uma oportunidade para gerar novos negócios em diversos segmentos.

Para conquistar novos clientes e realizar vendas é preciso se atentar à algumas estratégias e desenvolver ações que inspirem o desejo de compra no seu público.

 

Algumas dicas para incrementar as vendas são:

 

1 - Conheça seu produto, seu público e seu concorrente.

Identifique no ramo que você atua quais produtos ou serviços podem ser úteis ou interessantes nessa data, se você trabalha com chocolates fica fácil descobrir, mas não se preocupe se você não vende chocolates, apesar de ser o principal item, existem muitas outras possibilidades a serem exploradas.

Uma loja de artigos de decoração por exemplo, pode oferecer produtos para presente ou mesmo para a decoração da mesa do almoço de páscoa, tão tradicional entre as famílias, uma empresa de alimentação fitness pode criar pratos típicos com opções mais saudáveis, se é uma loja de roupas, pode buscar peças com a temática de páscoa.  Até uma loja que vende lâmpadas pode lucrar nesse período oferecendo luminárias de coelho. As possibilidades são muitas e cabe a você dentro do seu segmento encontrar o produto que vá encantar o cliente e consequentemente gerar a venda. Você também precisa conhecer seu público. Entenda o que ele precisa, quais são suas necessidades, o que costuma comprar, quanto costuma gastar. São informações importantes para definir o que pode vender e como vender.

Observe as tendências e novidades do mercado, esteja sempre atualizado. Analise seus concorrentes, verifique como estão agindo, o que fazem de diferente. Busque ser inovador, ofereça aquilo que seu concorrente não tem, ou seja o primeiro a oferecer.

 

2 - Crie Experiências, gere emoções

Ter o produto é só a primeira etapa, mais do que comprar algo que precisam ou desejam as pessoas buscam viver experiências de consumo.

Além de ajudar o seu cliente atendendo sua necessidade você precisa criar momentos únicos, dessa forma, além de possivelmente fidelizar seu cliente você terá um divulgador gratuito, porque ele certamente falará bem da sua empresa para os amigos e familiares.

Mas como criar isso? Tenha o melhor atendimento, seja educado, atencioso, gentil. Treine sua equipe, seus funcionários precisam seguir a mesma linha para que todo cliente se sinta único e especial!

Invista também na criatividade, use uma decoração temática, personalize seus produtos e tenha embalagens diferenciadas.

Para fazer uma ambientação temática use adesivos de piso e parede, crie situações divertidas, como por exemplo, adesivos em forma de patinhas de coelho distribuído pelo piso levando o cliente até o produto que você queira vender, coloque displays de coelhos pela loja, móbiles com desenhos de cenouras, ovos e coelhinhos fofos, no teto e nas vitrines.

Outra opção é ter disponível um catálogo com os produtos e ofertas, também com a temática do momento, estamos falando da páscoa, mas você pode usar essas estratégias para outras datas comemorativas também.

Crie rótulos e tags personalizadas, assim você promove um aspecto único ao produto e transmite credibilidade a quem compra.

Personalize suas sacolas e embalagens, as pessoas gostam de andar com sacolas bonitas e viver a experiência de abrir a embalagem quando chega em casa, mesmo sabendo o que comprou. Invista em embalagens para presentes também. Com isso aumenta significativamente a exposição da sua marca.


3 - Seja presente nas mídias sociais

Hoje o Brasil conta mais de 122 milhões de usuários ativos na internet e conectados às mídias sociais. Não perca esse público, esteja presente na rede também!

Caso não tenha crie o perfil da sua empresa no Instagram e no Facebook. Gere conteúdo para seus clientes, com vídeos, imagens e textos, demostre a finalidades dos produtos, faça postagens que estimulem a participação, com perguntas e enquetes, fale das ofertas e promoções.  Sempre que tiver comentário ou mensagens responda o mais rápido possível, não deixe seu potencial cliente sem resposta, crie um relacionamento, aproxime as pessoas da sua marca. Crie vivências e gere emoções.

Use hashtags dentro do seu nicho e crie uma hashtag para sua empresa e incentive seus clientes a usarem, faça resposts quando seus clientes publicarem sobre você. Acredite eles se sentem especiais quando são repostados.

Crie cupons exclusivos para quem te segue e acompanha nas redes sociais. Aumente as possibilidades de atrair as pessoas para seu site ou sua loja.

 

4 - Cuide do pós-venda!

Para manter seu cliente e ter um consumidor fiel, você precisa dar sequência no relacionamento após a venda. Manter um relacionamento mesmo depois da compra finalizada é importante para que aquele cliente volte a comprar.

É importante ter uma base de dados com informações básicas, como nome, telefone, endereço, e-mail, data de nascimento e outras informações que sejam pertinentes ao negócio. Assim é possível traçar ações e estratégias certeiras. Uma boa e que costuma ter bastante resultado é mandar um cupom de desconto por e-mail, junto com um cartão de felicitações no dia do aniversário. Ou em datas comemorativas como a páscoa.O cliente sente que é especial e provavelmente irá na loja usar o cupom. 

Com algumas mudanças simples você pode ter uma páscoa com mais resultados e mais lucro. 




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