10 Dicas Básicas de Arte Final para Impressão Gráfica

14/09/2018

Daremos aqui 10 dicas básicas para a finalização de arquivo visando alcançar um bom resultado na impressão. Por mais que pareça simples e óbvio é incrível a quantidade de problemas pela falta de observação das instruções abaixo:

1- Prancha no tamanho final

Quando for criar o arquivo não faça nenhuma montagem ou imposição, comece definindo o tamanho da prancha no tamanho final da peça gráfica.

2- Elementos gráficos em CMYK

O primeiro cuidado deve ser com o sistema de cores. Nos editores, você pode trabalhar com CMYK e RGB. Os processos de impressão offset e flexografia utilizam o CMYK, um sistema de cores substrativas. Portanto, você deve trabalhar com CMYK, que é compatível com o processo de impressão da gráfica. Se o arquivo estiver em RGB, as cores serão convertidas automaticamente para CMYK na impressão. O que acontece é que, como o CMYK não alcança a vasta gama de cores do RGB, a conversão fica destorcida. Então, se alguma vez você mandou uma arte bem colorida, cheia de vida e recebeu uma impressão desbotada, com cores totalmente diferentes do que estava no seu computador, o problema foi o sistema de cores que você utilizou. Não utilize arquivos de imagens, contornos nem preenchimentos em RGB! Configure o software de edição para CMYK.

3- Margem de segurança

Pode haver variação no corte e no registro de impressão, por isso é bom definir uma margem de segurança para elementos gráfico que não devem ser cortados ou ficar muito junto a borda.

Além de possíveis problemas de produção, é visualmente mais agradável que esses elementos tenham uma distância razoável da linha de corte.

Sugerimos 4mm.

4- Utilize 2mm de sangria

Quando iniciar a criação da peça gráfica já defina o tamanho da prancha com os limites onde será o corte final do impresso e marque com linhas guias 2mm além da linha de corte para sinalizar a margem de sangria. Todos os elementos gráficos que chegarem até a borda deverão passar 2mm da linha de corte.

Com essa prática você irá evitar que uma bordinha branca apareça no seu impresso. Isso pode acontecer porque as diversas folhas de papel impressas não são precisamente do mesmo tamanho, a posição da imagem impressa na folha não é precisamente igual sofrendo minúsculas variações mas que existem. Além disso no momento do corte poderá ocorrer outra pequena variação e aí a borda branca ou de outra imagem aparece. A soma dessas variações pode chegar a 1mm, o outro milimetro é margem de segurança.

Essa pequena margem melhora o acabamento do material, que poderá ser refilado tamanho final sem problemas.

5- Imagens em 300 dpi.

Padronizou-se os 300dpi para impressão gráfica porque é uma resolução que atende uma ótima qualidade para o olho humano num tamanho de arquivo que não é excessivamente pesado. Imagens com menos resolução correm o risco de ficar pixelada, desfocada e com cor lavada.

Cuidado com imagens de internet, geralmente têm qualidade muito inferior à mínima necessária.

Lembre-se do item 1, as imagens deverão ser convertidas para espaço de cor CMYK.

6- Converta todo texto em curvas

Converter o texto em curvas significa transformá-lo em vetor e também significa que o texto deixará de ser editável, assim salve um arquivo final para impressão mas mantenha o arquivo com o texto editável.

Como sabemos, os vetores não mudam de forma. Então, para que a tipografia não se altere você deve converter o texto em curvas. Faça isso inclusive dentro de powerclips e máscaras.

7- Utilização do Preto

Utilize preto puro (100% K) para textos e preto composto ou calçado para grandes áreas de preto para uma cor homogênea bem escura.

Sugerimos calçar o preto com 50% de Ciano.

8- Cuide os efeitos

Converta em bitmap com 300dpi todos os efeitos de sombras, texturas, transparências, entre outros.

A conversão destes elementos em postscript (linguagem que a impressão ou CTP entende) pode fazer com esses efeitos sumam, fiquem com linhas pretas ou brancas os dividindo, o mesmo não ocorre com bitmap.

Conforme sua exigência de qualidade, converta também os efeitos de degradê para que não fiquem divididos em faixas

9- Evite cores compostas em texto de tipo muito fino.

Se o tipo para o texto for muito fino, evite cores compostas para evitar problema com registro das 4 cores. Dê preferência para cores puras do CMYK ou com no máximo mistura de 2 cores.

Se quiser usar outra cor bem misturada opte por uma fonte maior e mais espessa.

10- Arquivo aberto e arquivo fechado.

Envie a gráfica arquivo aberto em vetor ou arquivo fechado em PDF-X1/A sem imposição, com marcas de corte e observando os itens anteriores.



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